quarta-feira, 5 de março de 2008

Os génes do nevoeiro


Desde bem novo, me apercebi que o meu nome não era assim muito comum, o Nome "Alvarinhas" fazia com que as pessoas tivessem que ler o meu nome pela segunda vez ou fazer observações do género "...nunca tinha ouvido esse nome!...", havia sempre expressões a que me fui habituando, como:
"quê?" ou "importa-se de repetir..."
quase nunca ninguém tinha ouvido ou compreendia à primeira.
Mas qualquer coisa me despertou acerca desse meu nome, algo que não consigo explicar, mas comecei a fazer dele o meu primeiro nome em determinadas situações, e rapidamente professores das escolas que por onde passei e alguns colegas, me passaram a chamar "ò Alvarinhas!" que era também a maneira como chamavam alguns primos e tios meus.
Mais tarde, com o meu interesse relativamente ao meu incomum nome de família, Perguntei à minha mãe acerca de tudo o que ela sabia da Família, e foi aí que alguma informação me foi chegando, a minha mãe falou-me sobre uns irmãos Alvarinhas que vieram do Minho para trabalhar como pintores, douradores e com outras aptidões, nas múltiplas construções religiosas da zona centro de Portugal, e que foram ficando, constituindo famílias, espalhando o seu nome pela zona centro.
A minha mãe ainda referiu alguns nomes como o de seu avô e bisavô, mas no seu relato fala ainda de outro, o trisavô Domingos Alvarinhas ao que me parece um dos primeiros a vir viver para o Distrito de Coimbra, do qual no meu espólio, tenho pautas de filarmónicas transcritas e assinadas por ele, ainda de Vilar de Mouros, Caminha. Daqui poderei então pensar na probabilidade de eu ser da 5a Geração de Alvarinhas na Região das Beiras, Juntamente com umas boas dezenas de Primos espalhados pelos Concelhos de Góis, Vila Nova de Poiares, Lousã, Penacova, Coimbra entre outros.
Daqui tenho a certeza que Alvarinhas é uma e única Família.

7 comentários:

Tita Alvarinhas disse...

Olá "primo", fico muito contente por teres criado este Blog.
Os "meus" Alvarinhas são da Lousã, ao que parece há uma característica comum, a paixão pela música...que vem de há muitos, mesmo muitos anos...o meu bisavô foi um dos fundadores da Banda Filármonica da Lousã, tenho tentado saber mais sobre a nossa história...mas a tarefa não é fácil!
A mim acontece-me a mesma coisa, quando tenho de dar o nome completo...nunca entendem à 1ª, talvez por isso e pelo mistério que nos rodeia...o orgulho de ter este sobrenome acompanhar-me-á para o resto da minha vida!

Obrigada

Tita (Fátima)Alvarinhas

alv disse...

Vivam "primos"
Eu sou dos de Penacova, e por estranho que pareça não conheço os da Lousã, Góis e outros.
Começaria a parecer interessante que nos juntássemos para tentar fazer a árvore geneológica.
Pelo que tenho vist, todos decendemos de artistas. Pelo menos os meus avós e irmãos eram ou pintores, ou musicos, ou ambos.
Vamos comunicando e parabéns pelo forum.
Deste Alvarinhas, mais própriamente o Carlos.

Tita Alvarinhas disse...

Olá primo Carlos, corrija-me se estou errada...mas é o que vive na Covilhã, certo?...Pai do Hugo?
Tem razão, é estranho...mas não nos conhecemos uns ao outros...mas sabemos que pertencemos todos ao mesmo "Clã"!
Informo que criamos um grupo no Hi5denominado Alvarinhas e estamos a tentar reunir os Alvarinhas espalhados por este país e quem sabe fora dele também :)
Gostavamos muito de conseguir organizar um encontro convívio, é uma tarefa dificil, mas julgo que vamos conseguir!!!

Um beijo, de uma Alvarinhas muito orgulhosa do nome que tem!!

JPA disse...

Granda Primito, sim senhor, granda Blogue, vou também tentar reunir alguma informação acerca dos famosos Alvarinhas e depois envio-te para colocares aqui. Lembras-te de mim na Escola Secundária da Lousã, nos anos de 93,94, 95? Concerteza que sim.

CAAC disse...

Olá, Sou da Lousã
Sou Carlos Alvarinhas, neto de Orlando Alavrinhas músico, compositor e foi um dos fundadores da Filarmónica Lousanense. Infelizmente já faleceu, mas na Lousã o meu avô ainda tem 3 irmãos, Júlio Alvarinhas (pai de Susana e Luis), António Alvarinhas (pai de Valdemar, Joaquim, Georgina e Paulo) e José Alvarinhas que tem 2 filhos cujo nome não me recordo. O meu avô tem 4 filhos ( Gracinda Alvarinhas de quem eu sou filho, Albertina, Orlando e Zé). Eu sou um dos netos tenho 39 anos e sou designer numa empresa gráfica.

CAAC disse...

Olá, Sou da Lousã
Sou Carlos Alvarinhas, neto de Orlando Alavrinhas músico, compositor e foi um dos fundadores da Filarmónica Lousanense. Infelizmente já faleceu, mas na Lousã o meu avô ainda tem 3 irmãos, Júlio Alvarinhas (pai de Susana e Luis), António Alvarinhas (pai de Valdemar, Joaquim, Georgina e Paulo) e José Alvarinhas que tem 2 filhos cujo nome não me recordo. O meu avô tem 4 filhos ( Gracinda Alvarinhas de quem eu sou filho, Albertina, Orlando e Zé). Eu sou um dos netos tenho 39 anos e sou designer numa empresa gráfica.

Tita Alvarinhas disse...

Olá Carlos, sou filha de um irmão do teu Avô, Manuel Francisco Alvarinhas, que não consta da tua lista, assim como o nome de outra irmã, já falecida de seu nome Virginia(curiosamente o mesmo nome da tua trisavó, ou seja, da minha bisavó!). Não sabia que o meu tio Orlando tinha falecido :(

Tenho uma vaga ideia da minha prima Gracinda, mas lembro-me muito bem do primo Orlando e da Tina também, que apesar de eu ser mais velha, gostava de ir para casa dela brincar com os gémeos(Rui e Rafael)...hehehe.

Bem hája, primo
Beijo