segunda-feira, 16 de março de 2009

A Descendência

Sem qualquer certeza, alguns elementos julgam, se tratar de um nome que, derivando do Árabe poderá estar ligada às Invasões Árabes que deram inicio em 711, vindas do Norte de África por Intermédio do governador Muçulmano Tarik Ibn Zyad.


No entanto sabemos que a grande maioria do povo norte africano era de vários clãs de origens Berberes, estes povos conheciam muito bem a península ibérica, pois estes migravam constantemente devido a trocas comerciais existentes na zona oeste do Mar Mediterrâneo, tanto em busca de terras férteis, como para desenvolver actividades agrícolas.

Desde os tempos das colónias Fenícias, eles eram apelidados de Mouros (também chamados de Mauros), oriundos principalmente da região do Saará ocidental e da Mauritânia.


Os Mouros são muitas vezes associados ao Islão, por terem ele próprios sido invadidos pelos árabes antes da chegada à Península Ibérica, mas é de todo uma ideia errónea, antes disto, os Berberes teriam cultos próprios e mais semelhante aos povos "Pagãos" do oeste europeu.

A Península Ibérica sempre foi um ponto de encontro entre povos, povos como os Connios, Tratéssicos, Mouros, Gregos, Fenícios, Ligures, Celtas, Iberos, Romanos, Suevos, Visigodos, Alanos, Vândalos, Burgúndios, entre outros, e após o inicio globalização, começada pelos navegadores portugueses com os descobrimentos, muitos mais povos chegaram até cá.
Não existe hoje ninguém marcadamente genuíno, no entanto alguns nomes resistem na sua existência contando-nos a sua História, como o nome "Alvarinhas" e as sua possivel proveniência.

Fontes: www.interpoetica.com
http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário: